Reconstrução com Prótese

Prótese de Silicone
A reconstrução mamária com prótese de silicone é utilizada em pacientes que não têm quantidade de tecido suficiente para ser feita a reconstrução da mama. É uma técnica indicada para os casos de mastectomia em que não é retirada grande quantidade de pele, desta forma o envelope cutâneo é suficiente para se colocar o implante e proporcionar uma boa forma à mama reconstruída. É geralmente realizada no mesmo ato cirúrgico do tratamento do câncer.

Para a indicação dos implantes é necessária uma boa conservação de pele e da musculatura peitoral, como ocorre no tratamento cirúrgico dos estágios iniciais do câncer de mama, que em muitos casos poderão ser submetidos ao tratamento conservador, como, por exemplo, no carcinoma ductal in situ com componente intraductal extenso. Os implantes também podem ser utilizados na reparação tardia de diferenças volumétricas entre as mamas.

Entre as próteses disponíveis estão as lisas, texturizadas e de poliuretano, todas compostas de um gel coesivo. Para definir o tamanho da prótese é necessária uma avaliação anatômica, onde a elasticidade do tecido deve ser analisada.
Expansores
O tipo de cirurgia para reconstrução da mama varia de acordo com o biótipo da paciente e o volume da mama. Uma vantagem no uso do expansor cutâneo consiste na possibilidade de reconstrução dos tecidos com semelhança de cor e textura, sem a adição de novas cicatrizes.

O expansor de tecido é semelhante a uma prótese vazia colocada sob a pele normal, e que gradualmente é inflado com soro fisiológico de modo a expandir o tecido até alcançar um tamanho semelhante à mama que se deseja reproduzir.

Em uma segunda intervenção cirúrgica, o expansor da pele é retirado para a colocação do implante definitivo, geralmente abaixo do músculo peitoral, que poderá variar de tamanho e forma em função da expansão alcançada e da forma desejada. Entretanto, já existem no mercado próteses que são expansoras definitivas, reduzindo assim os procedimentos cirúrgicos aos quais a paciente tem de se submeter.

 
Topo
Email: drguerino@hotmail.com
Santo André: Rua Gonçalo Fernandes, 153 - 3º Andar Sala 33 - Santo André - SP - CEP: 09041-410 [ver mapa]
Telefone: 11 4992-3280 | 11 4992-7239
© 2015 - Dr. Guerino Barbalaco - Todos os direitos reservados Criação: WebCis